Mensagem do padre » 07/12/2016

O presépio e seu significado

O presépio é um importante símbolo do Natal. É uma representação singela do nascimento de Cristo e carrega o significado de humildade e da grandiosidade do momento.

presepioNo século XIII, São Francisco de Assis recriou o presépio onde nasceu Jesus Cristo. Para tanto, fez uma encenação do nascimento do Menino Jesus com personagens representando Maria, José, os três Reis Magos e alguns animais. Desde então, tornou-se uma tradição recriar o presépio na época do Natal.

O presépio simboliza a união dos mundos: os animais, os seres humanos e o divino. O presépio, nas palavras de São Francisco de Assis, é um elogio à simplicidade e à humildade.

Hoje em dia, os presépios são montados em miniaturas como decoração de Natal. Geralmente, no presépio há as seguintes imagens:
Menino Jesus – O filho de Deus, o Salvador.
Maria – A mãe de Jesus.
São José – Esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.
Animais (vacas, burros, ovelhas) – os animais aqueceram o menino que tinha nascido num estábulo.
Anjo – O anjo é o mensageiro de Deus. Foi ele quem anunciou o nascimento de Jesus aos pastores que tomavam conta dos seus rebanhos.
Reis Magos – Os três reis magos eram sábios que foram guiados por uma estrela e levaram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus.
Estrela – A estrela é um símbolo que fica no topo das árvores de Natal na medida em que simboliza tanto o objeto norteador dos reis magos, como o próprio Cristo. Isso porque Cristo é o sinal do amor do Pai, da verdade e da vida, ou seja, a “estrela guia da humanidade”.
Jesus Cristo nasce entre nós, para revelar em sua plenitude o grande Amor de Deus pela humanidade. Nasce simples, por isso, para compreendermos faz-se necessário ter uma postura humilde diante deste grande mistério. Ser simples é colocar-se em atitude de escuta e serviço a exemplo da Mãe (Maria Santíssima), Nossa Senhora Aparecida.
Faça o seu presépio em sua casa, mas não esqueça de fazê-lo no coração!

Desejo a todos os paroquianos, benfeitores, agentes de pastoral e funcionários um Feliz e Santo Natal! 2017 com saúde e Paz!

Pe. Anísio Hilário