Mensagem do padre » 06/08/2018

Agosto: mês das vocações… você sabe qual é a sua?

No mês de agosto, a Igreja Católica no Brasil se dedica de modo especial à reflexão e à oração pelas vocações. Mas muitos cristãos ainda não sabem muito bem o que é isso. Alguns confundem vocação com profissão: “minha vocação é ser advogado”; outros acham que é coisa apenas para padres e freiras. Mas vocação é muito mais do que isso!

A palavra “vocação” vem do latim “vocare”, que quer dizer “chamar”. Trata-se, portanto, de um chamado que vem de um Outro. A vocação não vem de nós mesmos, ela vem de Deus. E a vocação dada por Deus a todo cristão, a partir do batismo, é a Santidade. Todos nós somos vocacionados à felicidade na amizade com Deus, a cumprir a Sua vontade e por fim chegar à Salvação. Essa é a vocação universal dos cristãos à santidade.

Deus, porém, amando e conhecendo pessoalmente a cada um de nós, sabe que nem todos têm o mesmo caminho para chegar à santidade. Por isso, dá a cada um, uma vocação específica, para sermos felizes e assim realizarmos o fim para o qual fomos criados. Ser padre, diácono, religioso ou religiosa, celibatário, casado, pai e mãe de família, leigo consagrado ou engajado como catequista ou em outras pastorais… todos esses são modos como Deus nos chama a todos a buscar a realização da vocação cristã fundamental: “Sede santos, porque eu sou santo.” (1Pd 1,16).

O mês vocacional incentiva os jovens a discernirem bem o seu chamado, chama os que já se estabeleceram num estado de vida a examinarem a fidelidade com que têm vivido sua vocação e convida todos nós a orarmos: “Enviai, Senhor, operários para a vossa messe, pois a messe é grande e os operários são poucos”.

Jesus, mestre,
divino, que chamastes
os apóstolos a vos
seguirem, continuai a
passar pelos nossos
caminhos, pelas
nossas famílias, pelas
nossas escolas, e
continuai a repetir o
convite a muitos de
nossos jovens.
Dai coragem às
pessoas convidadas.
Dai forças para que vos
sejam fiéis como
sacerdotes, como
diáconos, como
religiosos e religiosas,
para o bem do povo de
Deus e de toda a
humanidade.
Amém

Pe. Christopher Velasco
Vigário Paroquial do Santuário