Notícias » 05/06/2014

Bispos discutem desafios e propostas de evangelização na Igreja

hotel-rainha-do-brasil-aparecida-sao-paulo-650-330A 77ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB iniciou-se nesta terça-feira, dia 3 de junho, no Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida, São Paulo.

O evento, que prossegue até hoje, quinta-feira, 05, conta com a presença de bispos, padres e agentes de pastorais vindos de 35 dioceses do estado paulista vem refletindo sobre os desafios e propostas da evangelização com base na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, de autoria do Papa Francisco.

A assembleia foi aberta com uma breve celebração, às 15h, na capela do hotel, presidida pelo Arcebispo de São Paulo e presidente do Regional, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.

O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Steiner, também encontra-se presente no evento.

Entrevistado pelos jornalistas na ocasião, o Arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional Sul 1, Dom Moacir Silva, comentou a proposta da reunião em meio aos estudos da exortação do Santo Padre, bem como os que ela apresenta para a ação evangelizadora.

“Queremos fazer com que nossas igrejas particulares e nossas dioceses, na evangelização, acolham os desafios que o Santo Padre nos apresenta”.

Além disso, Dom Moacir confirmou que um dos encaminhamentos do encontro é contribuir com subsídios para uma melhor organização da evangelização que já vem acontecendo nas dioceses, “mas com um novo espírito provocado pelo Santo Padre”.

Entre os demais temas que se encontram na pauta do encontro estão o relatório das Comissões Episcopais de Pastoral; relatório do Presidente; prestação de Contas; parecer do Conselho Fiscal; e a consulta sobre a contribuição da Campanha da Fraternidade. (LMI)

Por Gaudium Press com  A12