Notícias » 12/07/2016

Greg Burke: Sala de Imprensa fala ao mundo

REUTERS1548047_ArticoloPela primeira vez um estadunidense é nomeado Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. Pouco depois da nomeação, o novo Diretor, Greg Burke [na foto com o Papa Francisco], concedeu à Rádio Vaticano a sua primeira entrevista, onde falou da sua nova responsabilidade, da comunicação da Igreja sempre mais internacional e sobre o Padre Lombardi. No final da manhã desta segunda-feira, ele foi recebido pelo Santo Padre, juntamente com a Vice-Diretora, Paloma García Ovejero:

“Estou muito entusiasmado, eu diria “excited” em inglês. Ao mesmo tempo, porém, devo dizer que não escondo também um pouco de medo. Me dou conta que a Sala de Imprensa não é um trabalho fácil. Uma coisa é ser jornalista, e isto me agradou muito nestes anos, mas este trabalho aqui me parece ser algo bem mais complicado!”.

RV: Muitos salientam: um novo diretor leigo, uma vice-diretora leiga e ainda por cima uma mulher; e também uma diversidade cultural e linguística, inglês e espanhol…

“Sim, acredito que a palavra hoje seja “international”, internacional. A Igreja Católica, pela sua natureza, é universal. Neste universo hoje claramente o espanhol é muito importante para o mundo católico. Mas se queres falar com todo o mundo, é necessário também falar em inglês, sem sombra de dúvida!”.

RV: Suceder o Padre Federico Lombardi nesta função, que significado tem para você?

“Nestes anos vi no Padre Lombardi uma paciência sem limites: exatamente isto… Mas não somente: eu usei a palavra inglesa “gracious”, porque é um pouco gentileza, mas também cortesia. Ele sempre consegue ser muito gentil com as pessoas, muito disponível; uma dedicação total ao Santo Padre, ao trabalho. Eu espero – ao menos em parte – ter estas virtudes!”.

Por Rádio Vaticano