Mensagem do padre » 02/08/2011

Igreja, Paróquia, Família

Recentemente o arcebispo de São Paulo escreveu uma carta para a Arquidiocese de São Paulo, sobre o que é a paróquia. Em resumo, Dom Odilo fez questão de afirmar que a paróquia é comunidade de comunidades. Ou seja, um lugar que reúne todas as manifestações cristãs presentes em torno da sede da paróquia que é a Igreja Matriz.

E são muitas as expressões que podem ser chamadas de comunidades, e uma delas você conhece muito bem: a sua casa.

A família é uma pequena Igreja. Ela deve ser o lugar onde primeiro se faz a experiência do amor de Deus, através do amor entre os familiares. Da mesma maneira que nos sentimos seguros e em paz quando estamos na Igreja, devemos também nos sentir quando estamos em casa, pois é lá que está a segurança da presença de Deus naqueles que nos cercam.

Não existe momento e lugar em que a Igreja é mais Igreja do que quando celebramos a Eucaristia! É uma graça nos reunirmos com Jesus Cristo no partir da palavra e do pão. Nos sentimos restaurados quando nos aproximamos Dele na Sagrada Comunhão.

Atendendo ao pedido de Dom Odilo, de que a paróquia deve ser comunidade de comunidades, a nossa paróquia começa neste mês a congregar dois dos elementos mais importantes da vida da Igreja e da Paróquia: A Eucaristia e a Família que se faz presente nos lares.

“Minha casa também é Igreja” é uma ação missionária que vai levar a cada semana a celebração da Santa Missa para a casa de uma família, mostrando que essa casa também é uma expressão da Igreja católica, e que a eucaristia celebrada será uma bênção de Deus e a confirmação da fé dessa família.

Abra suas portas para a presença de Deus em sua casa. Confirme sua fé e diga com alegria: Minha Casa também é Igreja!

Procure a secretaria paroquial para deixar seu nome e uma forma de contato caso queira participar dessa iniciativa de nossa paróquia.

Padre Pedro Luiz Amorim Pereira