Mensagem do padre » 02/05/2011

Maria é mãe

O mês de maio é tradicionalmente dedicado a pessoa de Maria, mãe de Jesus. Neste mesmo mês se comemora também o dia das mães e aqui há um paralelo que deveria ser notado.

Maria é uma mãe que se preocupa com o filho. Quando ela o perde no templo fica aflita pela possibilidade de ter escapado de seus dedos a vida de seu querido menino. Nesse tempo vemos mães cada vez mais distantes dos filhos não porque se perderam, mas porque elas (as mães) preferem estar distantes arrumando tantas outras distrações que acabam suprimindo o amor necessário para o desenvolvimento humano de seus rebentos.

A mãe de Jesus é mãe que sabe exigir do filho quando necessário. No casamento de Caná, ela viu o desespero de uma festa que poderia acabar de forma desastrosa por causa da falta do vinho, sabendo que seu filho poderia mudar a situação ela o interpela sobre a necessidade de se fazer algo e ordena confiante aos empregados “Fazei o que ele vos disser”. Quantas mães de hoje esquecem dos filhos, e além de não lhes dar carinho, esquecem também da necessidade que uma mãe tem de educar e exigir, de apontar o caminho para seus filhos, caminhando e amando junto.

Na cruz, Maria foi mãe cuidada. Jesus não se esqueceu dela, disse a João “Filho eis ai a tua mãe”. Peçamos a Deus pelas mães que já não sentem mais o carinho e o amor dos filhos, que já perderam a chance de afagá-los, de beijá-los de demonstrar com um gesto o amor que têm. Que o Senhor possa confortar seus corações. Que os filhos distantes das mães possam se reaproximar delas, que os filhos que estão próximos de suas mães possam aumentar seus gestos de carinho, que nenhuma mãe seja abandonada, e que Maria, a mãe das mães possa interceder por todas aquelas que tem a graça de ter gerado uma vida em seus ventres. Amém.

Padre Pedro Luiz Amorim Pereira

Tags: