Mensagem do padre » 18/10/2018

Missionários: anunciadores de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Ao longo da história constatamos uma multidão de missionários que se tornaram protagonistas do anúncio de Nosso Senhor Jesus Cristo! Por exemplo: São Francisco de Assis – conta-se que em 1206, orando na capela de São Damião, Francisco ouviu de Deus as seguintes palavras: “Vá, Francisco, e restaure a Minha Casa!”, pensando tratar-se de reconstruir a Capela, volta para casa, vende boa parte dos tecidos do pai e entrega-se ao serviço de Deus e dos miseráveis, mas em 1208, compreende a mensagem que era a de “restaurar a igreja como instituição, uma vez que ela havia se desviado dos ensinamentos de Cristo. Faz votos de pobreza e começa a pregar sua doutrina.

Santa Clara – batizada pelo nome de Chiara d’Offreducci, na cidade de Assis, segundo diz a tradição sua mãe teria lhe dado este nome devido a inspiração que teve, ela acreditava que sua filha viria para iluminar o mundo. Clara pertencia a uma família nobre e era muito bela. Ao se deparar com a decisão de São Francisco de Assis em viver uma vida austera e de completa pobreza, Clara foi tomada por uma irresistível decisão de segui-lo na vida religiosa. Clara foi a primeira mulher a aderir aos ideais franciscanos em sua vida.

São Francisco Xavier – tornou-se cofundador da Companhia de Jesus. No Oriente São Francisco Xavier destacou-se com uma santidade que o levou a ousadia de fundar várias missões, a ponto de ser conhecido como “São Paulo do Oriente”. Na Índia, fez frutuoso trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes e idades, ao avançar para o Japão, submeteu-se a aprender a língua e os
seus costumes, a fim de anunciar um Cristo encarnado.

São José de Anchieta – nasceu em São Cristóvão da Laguna, sua família era descendente de nobres. José de Anchieta era um jovem alegre, muito inteligente, simpático e querido por todos, deixou-se influenciar pelos escritos de São Francisco Xavier, o jesuíta evangelizador da Ásia. Foi num dos momentos de oração na Catedral de Coimbra, aos dezessete anos, que teve a compreensão de sua vocação, sentindo o forte chamado para dedicar toda a sua vida a serviço do anúncio do Evangelho. Nesta ocasião, consagrou toda a sua vida a Nossa Senhora.

A primeira e grande missionária onde todos se inspiraram foi Maria Santíssima (Nossa Senhora) que ao pé da Cruz confortou e motivou os Apóstolos para a missão. Que Deus nos conceda a graça da missão no anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo. Amém.

Pe. Anísio Hilário
Nossa Senhora Aparecida, Rogai por nós!