Mensagem do padre » 10/09/2018

O que é leitura orante da Bíblia (Lectio Divina)?

O mês de setembro na liturgia da igreja é dedicado a bíblia. Momento para refletir. Perguntar: qual a influência da palavra de Deus em minha vida, na minha família etc. É sabido que existe muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura, esta aqui apresentada é uma dentre outras, à qual somos todos convidados: a Lectio Divina (exercício da leitura orante da Bíblia), com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração e contemplação) favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo” (Doc. Aparecida, n.249).

A Lectio Divina está relacionada intimamente a uma prática – ao trabalho. Por isso, as liturgias são chamadas de Ofício Divino. Como os monges, a leitura orante quer unir uma vida orante com trabalho cotidiano pela promoção da vida em abundância para todos. Em preparação aos encontros e aos momentos de leitura orante, é preciso escolher previamente um texto. Pode ser o da liturgia do dia ou um texto adequado ao momento vivido pela comunidade ou pela pessoa.Ao iniciar a leitura, é importante procurar aquietar-se, fazer silêncio e buscar a interioridade.

Antes de tudo, colocar-se à luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda. Depois, seguir os quatro degraus da Leitura Orante da Bíblia: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação.

1º PASSO: LEITURA.O QUE O TEXTO DIZ?
É muito importante dar atenção ao que estamos lendo, olhando atentamente as palavras do texto. Percorrer as imagens, as palavras, a geografia e o contexto. Procurar sentir os sabores e os perfumes que brotam da leitura. Observar detalhes, aspectos importantes num caminho amoroso e de compromissos. Aconselha-se ler duas ou três vezes e contar a história de memória para gravar as palavras, os personagens, as atitudes e os fatos do texto.

2º PASSO: MEDITAÇÃO. O QUE O TEXTO DIZ PARA MIM, PARA NÓS?
Interiorizar e ruminar o que o texto disse. Aqui o silêncio é fundamental para que a Palavra de Deus encontre espaço para tomar conta de todo o nosso ser. Depois de um tempo em silêncio, retomar o texto e compartilhar.

3º PASSO: ORAÇÃO. O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS?
A oração é um encontro amoroso com Deus. Não é simplesmente um “falar” de nós para Deus. Antes de tudo é deixar-se encontrar por Ele e acolher essa visita com alegria e abertura. Santo Agostinho dizia que “ninguém procura a Deus, se Este já não o tiver inspirado e atraído”. Esse encontro amoroso com a Divindade dá prazer e transforma a vida. Por isso é muito importante cuidar do ambiente da oração. É bom deixar o corpo quieto para vivenciar esse momento e deixar o coração reagir. Falar diretamente o que vem do coração. Deixar-se possuir pelo Espírito de Deus que transforma todas as coisas. Neste momento é importante visitar o livro dos Salmos, lembrar cantos que marcaram nossa vida, textos que tem algo de importante a dizer que queremos compartilhar.

4º PASSO: CONTEMPLAÇÃO NA AÇÃO. O QUE O TEXTO ME LEVA SER E FAZER?
A contemplação é “mudar de ideia sobre algo” que faz a gente “mudar de atitude”. Quanto maior o tempo dedicado à contemplação (ou seja, quanto mais se fizer isso no cotidiano da vida) mais se estará em processo de contínua conversão. Este momento da leitura orante é dedicado à escuta mais atenta do que Deus tem a dizer. Aqui nasce a novidade. Até agora a Boa Nova foi sendo cultivada. Neste momento é preciso compartilhar os compromissos. O que esta leitura provoca em termos de atitude libertadora? O que é preciso mudar para que “seja feita a vontade de Deus assim na terra como no céu”?

Pe. Anísio Hilário