Notícias da paróquia » 24/04/2011

Semana Santa na Paróquia

A celebração da Semana Santa encontra seu ápice no Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira da Paixão e Morte do Senhor e a solene Vigília Pascal, no sábado à noite. Esses três dias formam uma grande celebração da páscoa memorial da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Quinta-feira Santa

A liturgia da Quinta-feira Santa nos fala do Amor, com a cerimônia do Lava-pés, a proclamação do novo mandamento, a instituição do sacerdócio ministerial e a instituição da Eucaristia, em que Jesus se faz nosso alimento, dando-nos seu Corpo e Sangue. É a manifestação profunda do seu amor por nós, amor que foi até onde podia ir: “Como Ele amasse os seus amou-os até o fim”. Confira as fotos das celebrações da Quarta-feira e Quinta-feira Santa.

Missa dos Santos Óleos (na Quarta-feira, às 20h, no Santuário São Judas Tadeu)

Missa de Lava-pés, 20h


Sexta-feira Santa

A tarde de Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus segundo o Evangelho de João comtemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado. Confira abaixo as fotos das celebrações.

Celebração da Paixão, 15h

Procissão pelas ruas do bairro, 17h15

Encenação da Paixão de Cristo, 19h


No Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando na sua Paixão e Morte. Não é realizada a Santa Missa (o altar continua despido) até ao momento em que, depois da solene Vigília ou expectativa noturna da ressurreição, se dará lugar à alegria pascal, que na sua plenitude se prolonga por cinquenta dias, até Pentecostes.


Vigília Pascal

A Vigília Pascal é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a celebração da Ressurreição de Jesus. É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. É marcada pela primeira entoação desde o início da Quaresma do Glória e do Aleluia, uma característica litúrgica do Tempo Pascal.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Vigília Pascal aconteceu às 20h do Sábado Santo, dia 23/4. A criança batizada foi o Davi, filho de agentes de pastoral da Paróquia. Veja as fotos (créditos: Patrícia Costa, Catequese de Jovens):