Mensagem do padre » 31/10/2019

A Nossa identidade católica: desafios e perspectivas!

A nossa identidade católica é formada pela: sagrada escritura, pela tradição da Igreja e pelo magistério. Ao longo da história, esta identidade foi se configurando e se apresentando a sociedade.

Talvez o maior desafios nos tempos atuais seja perceber este universo que os católicos devem ser mergulhados. A vida cotidiana e a rotina da sociedade, nos rouba, oportunidade ímpares de perceber a importância de firmar esta identidade católica diante da atualidade.

A Palavra de Deus, ou seja, a Sagrada Escritura, como diz Paulo aos Romanos, é útil para ensinar e corrigir toda a pessoa humana. Hoje se perpetua em nossas comunidades, estudos da Palavra de Deus e a “leitura orante da Bíblia” como grande fonte inspiradora da vida espiritual. A Palavra de Deus não é um livro de “autoajuda”, ao contrário, é a Palavra de Deus revelada ao humano para dar sentido e significado a vida e a sua história.

Após a morte dos apóstolos, as comunidades primitivas foram confiadas aos “padres da Igreja”, que foram responsáveis pela continuidade da missão da Igreja nascente. Assim, escreveram, a tradição da Igreja, interpretando o que os apóstolos deixaram.

O Magistério da Igreja se faz presente na palavra do Papa, quando, ele na autoridade que lhe foi dada pelo colégio dos cardeais, fala, explica e expõe ao povo de Deus, sua catequese. Ao abordar algum tema de nossa vida de fé, o Santo Padre, sempre traz consigo o nosso Catecismo e o nosso código canônico, herança importante par dar as bases de nossa vida de fé.

A Igreja, fundada por Cristo e manifestada no dia de Pentecostes, existe para salvar a pessoa humana de todo o tipo de pecado. Para dar sentido à vida cristã e antecipar a realidade do Reino de Deus.

Assim, nós os católicos no novo milênio, temos que ter muito claro, que para enfrentar os desafios cotidianos; a indiferença da vida de fé, a superação de uma fé mágica, ora cheia de superstições, o isolamento dos cristãos, somente por de ser vencida com uma autentica iniciação à vida cristã, capaz de promover e reconhecer o conhecimento da fé mais embasado e concreto na pessoa de Jesus, o Cristo.

 

Pe. Zacarias José de Carvalho Paiva Pároco e Reitor