Mensagem do padre » 03/12/2019

“Hoje na cidade de Davi nasceu para vós o Cristo Senhor” Lc 2, 4

O Advento
O Advento é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Neste ano começa no dia 01 e termina no dia 24 de dezembro nas I vésperas da Vigília do Natal do Senhor. Neste ano de 2019, iniciamos o ano de São Mateus.

Um tempo de preparação
O tempo do advento nos envolve na perspectiva da vinda do Senhor. A Igreja celebra este tempo em quatro domingos, onde: nas duas primeiras semanas, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.

Sinais da nossa fé; a coroa e presépio
Nossas famílias devem preparar o presépio. Criado por São Francisco de Assis para representar a importância de Jesus, na história humana, é uma bonita catequese para as nossas famílias. A coroa do advento, acesa em todas as igrejas, e pode ser acessas também em nossas casas, tem um profundo significado de preparação: A coroa comporta 4 velas nos seus cantos presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas querem representar as várias etapas da salvação. 1º domingo: O perdão oferecido a Adão e Eva (Vigiai) 2º domingo: A fé dos patriarcas. (Esperai) 3º domingo: A alegria do rei Davi. (Alegrai-vos) 4º domingo: O ensinamento dos profetas: (Vem Senhor Jesus)

Os exercícios espirituais para o Advento e Natal
do Senhor
Neste tempo do advento você deve firmar um propósito de mudança interior. Reflita que aspecto de sua vida espiritual precisa mudar? Preciso rezar mais? Preciso ler mais a Bíblia? Enfim, quem sabe se envolver com algum projeto pastoral da comunidade do santuário? Como todo tempo litúrgico o advento chama os católico a prepararem sua vida espiritual realizando os seguintes passos: a novena de Natal, a confissão e a caridade. A Novena de Natal pode ser celebrada seja em família ou de maneira pessoal. Também preparar uma boa confissão! Também nossa caridade com os mais necessitados, seja na doação de uma cesta de alimentos ou nos donativos e dizimo para obra da evangelização do santuário.

Pe. Zacarias José de Carvalho Paiva
Pároco e Reitor