Mensagem do padre » 01/06/2021

Não é o cálice da benção que abençoamos a comunhão com o sangue de Cristo?

Saúde, paz e muitas bençãos de Deus Pai.

A Palavra de Deus apresenta inúmeros textos eucarísticos entre eles 1 Cor 10, 16-17 que diz: “ Não é o cálice da benção que abençoamos a comunhão com o sangue de Cristo? Não é o pão que partimos a comunhão com o Corpo de Cristo? Visto que há um só pão, nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo, porque participamos do mesmo pão”.

A prática da vida cristã é centrada na eucaristia. A fé na Eucaristia remete-nos a dimensão comunitária e caritativa.

Concretamente na dimensão comunitária há um encontro real, com Cristo Ressuscitado. Encontro de irmãos que se amam e se reúnem para ouvir a Palavra, confirmar a fé, e comungar o Cristo no pão a vida. Ao recebê-lo na santa missa, na hora da comunhão, o céu se abre sobre nós!

Encontramos Jesus Eucarístico no silêncio da “adoração eucarística” onde Jesus fala conosco!

Na dimensão caritativa é a abertura do nosso “eu” ao outro, partilhando a tudo que temos; a dor, a doença, o cansaço, a rotina, o relacionamento com as pessoas mais diferentes, as decepções da vida e tudo o que nos faz sofrer, bem como as alegrias, as conquistas, as vitórias, tudo isso é a nossa eucaristia, como prolongamento da Santa Missa.

No entanto, missa não termina dentro da Igreja. Ela continua na mesa da caridade, sobretudo na ajuda aos pobres, ao longo do dia e da semana.

Recordo as palavras do Papa Emérito Bento XVI “Só pode celebrar bem a Eucaristia quem tem um coração agradecido”.

Todos os dias rezamos a santa missa por todos os dizimistas e benfeitores que ajudam a cuidar do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida do Ipiranga. Assim, as nossas ações pastorais somente são possibilitadas graças a sua generosidade que expressa concretamente a sua fé na eucaristia. Sou agradecido por tudo que fazem!

Confirmemos nossa fé na sagrada eucaristia celebrando a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, dia 03.06.2021 acompanhe conosco pelas redes sociais, ou PARTICIPE PRESENCIALMENTE; 07h, 08h30, 10h e 18h. Não teremos a tradicional procissão devido os protocolos de segurança.

Aproveito a oportunidade para pedir suas orações para os sacerdotes e as vocações sacerdotais. No dia 11.06.2021, é o dia de Santificação do Clero, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. As missas serão nos seguintes horários: 09h, 12h, 15h e 18h. Tanto presenciais como on-line.

Invoco sobre as bençãos de seus sobre os seus. Deus seja louvado!

Pe. Zacarias José de Carvalho Paiva