Mensagem do padre » 05/06/2020

O diário da Pandemia: “balanço geral”

Dias sombrios e noites escuras, abatem toda a população mundial. O isolamento social nos fez conviver conosco mesmo.

A Crise econômica nos fez viver com pouco, alguns com quase nada. Este cenário de introspecção aproximou-nos mais de Deus através de uma vida mais acética e mística. Deixamos de lado do relógio e a agenda e passamos a refletimos mais sobre espiritualidade, religião e convivência familiar. E começamos a pensar: o que vai sobrar de nós quando isso tudo passar?

Não esqueçamos que somos movidos pela esperança, que como diz São Paulo não decepciona e, mas ao contrário move os nossos corações e nos enche de vontade de seguir avante, mesmo com ventos contrários.

O Papa Francisco, não teve receio, medo, mas falou com autoridade profética, a todos os povos, enaltecendo a dignidade de casa ser humano e da criação como sinais expressivos do amor de Deus. Onde o lucro, o dinheiro e o poder não está acima da pessoa.

Mas alguns deverão, no futuro,  se perguntar, ou perguntar a própria Igreja:  onde ela esteve em tempos de pandemia?

Recordemos a presença de bispos, padres, diáconos  e dos muitos leigos e leigos, na linha frente, em serviços caritativos, tudo por causa de um grande amor: “ o que fizer a um destes pequeninos e a mim que faz”. Estiveram ao lado das famílias que tiveram seus entes queridos ceifados, junto aos corredores de hospitais com os Santíssimo Sacramento ou mesmo, nas comunidades mais distantes do Brasil ao lado dos povos ribeirinhos. Nas grandes cidades, as grandes obras de caridades, abraçam os pobres dando-lhes, alimento, água e noções de higiene e material de higiene.

E o que dizer o trabalho incansável de cada pároco, em sua comunidade que ao lado do seu povo, além de cuidar do templo, cuidou do povo, sem perder a efervescência da Santa Missa pela santificação do povo de Deus.

O final da história deste diário fica a nosso critério. Cada qual com seu carisma poderá fazer o melhor balanço para si.

 

Com estima filial

Pe. Zacarias José de Carvalho Paiva

Pároco e Reitor